Doenças tratadas pela Acupuntura

O que é a Acupuntura?

A Acupuntura é uma técnica da medicina alternativa, que se originou da Medicina Tradicional Chinesa, atuando como uma terapia complementar no tratamento de diversas doenças.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Acupuntura trata mais de 40 tipos de patologias que afetam desde a saúde mental, até o sistema musculoesquelético, envolvendo ossos, nervos, tendões e músculos.

Como a Acupuntura pode tratar doenças?

Com a utilização de agulhas, a Acupuntura tem por objetivo estimular pontos energéticos espalhados pelo corpo e, estes locais específicos, quando recebem a estimulação das agulhas, liberam neurotoxinas que causam um efeito analgésico no local, e através dos meridianos regula energeticamente o organismo tratando assim por exemplo, uma lesão muscular ou em um órgão vital que está afetado.

Além do tratamento através do estímulo dos pontos e meridianos, a Acupuntura também pode ser adotada como um estilo de vida, visto que os princípios da técnica ensinam a compreensão da dor emocional e como o paciente pode manter a harmonia energética para não desenvolver doenças psicossomáticas, aquelas que se revelam no corpo quando o psicológico passa por alterações.


 

Doenças tratadas pela Acupuntura

Como já mencionado, a Acupuntura é eficaz no tratamento de um grande número de doenças que acometem o corpo, indo desde problemas motores até alterações emocionais como:

Cervicalgia
Problema comum que atinge a parte superior da coluna, a cervicalgia afeta os ombros, pescoço e se irradia para a região da cabeça.

Esta condição causa dores e limita os movimentos e a Acupuntura atua no foco da dor e na raiz/causa do problema, diminuindo a tensão muscular que está causando a cervicalgia ou harmonizando os nervos intervertebrais afetados e melhorando a comunicação neural entre coluna e cérebro.

Diabetes
A diabetes é uma doença metabólica causada pela baixa ou nenhuma produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas que tem a função de regularizar os níveis de glicose (açúcar), no sangue.

Com o auxílio da Acupuntura, a energia vital do paciente é equilibrada, visto que o desequilíbrio ocorre justamente por uma deficiência no órgão (pâncreas), equilibrando os níveis glicêmicos. Além disso, a aplicação das agulhas auxilia em fatores emocionais, como a ansiedade e controle de peso, condições comuns em portadores da diabetes que precisam adotar novos hábitos em prol da saúde.

Estresse
O estresse é uma condição comum nos dias de hoje por diversos fatores, como a rotina profissional, vida pessoal e outras dificuldades diárias que levam as pessoas a sofrerem com este mal. Quando o corpo passa por situações de estresse, hormônios são produzidos em alta quantidade, agindo nas glândulas suprarrenais, fazendo com que o corpo viva em estado de alerta.

Com o complemento da Acupuntura, as crises de estresse diminuem, visto que o problema se dá por uma desregulação de glândulas cerebrais, além de promover o relaxamento corporal durante as sessões, com a liberação de neurotransmissores responsáveis por sensações de satisfação e prazer.

Fibromialgia
A fibromialgia é uma doença psicossomática, que se desenvolve por conta de alterações emocionais, quando o indivíduo é exposto a situações muito estressantes, por exemplo, ou sofre traumas que são os pontos-gatilho para desencadear o problema.

Nesta condição, o paciente sofre com dores por todo o corpo, especialmente nos braços e pescoços, além de sentir um cansaço excessivo.

O acompanhamento da Acupuntura em tais situações, alivia a tensão emocional e diminui as crises de fibromialgia que acometem o paciente.

Gastrite
Causada por hábitos alimentares ou desenvolvida por conta alterações de emocionais, como o estresse, a gastrite é caracterizada pela corrosão da parede estomacal, causando ardência, desconforto e náuseas.

O estômago é um dos órgãos vitais para que a energia corporal flua em harmonia e com as estimulações das agulhas nos meridianos, a irritação estomacal é controlada, minimizando os impactos causados por crises gástricas.

Lombalgia
Problemas de postura, excesso de peso ou alterações estruturais podem resultar em condições de lombalgia, condição que acomete a parte lombar (inferior) da coluna.

A Acupuntura auxilia no tratamento contra a lombalgia, visto que a aplicação das agulhas libera neurotransmissores anti-inflamatórios, promovendo a melhora na região que tem seus nervos inflamados ou os músculos que sustentam a coluna.

Por que fazer Acupuntura?

A técnica promove saúde e bem-estar e, apesar de atuar como um complemento em uma série de enfermidades, a Acupuntura também pode ser aplicada para a manutenção da saúde, tanto psicológica, quanto corporal.

Mesmo que o foco seja na saúde, a Acupuntura também é um estilo de vida que pode ser adotado para que pontos de vista em situações que causem malefícios e desencadeiem patologias, sejam evitados.

Contamos com profissionais experientes e qualificados, prontos para te ajudar!

Confira os artigos publicados em nosso Blog!

Oki Acupuntura

Oki Acupuntura

Clínica fundada em 2015 por Rafael Ferreira Pinto, especialista em Terapias Integrativas. Através da Acupuntura, Thetahealing, Germânica Heilkunde, Constelação Familiar, ajudamos a equilibrar o sistema fisiológico das pessoas promovendo mais saúde.

LOCAIS EM SÃO PAULO:


JARDINS

R. Gumercindo Saraiva, 10, Casa 3

ITAIM BIBI

R. Tapabuã, 888, 7º Andar, Cjs 75-78

contato@okiacupuntura.com.br

Sessões Online / Presencial
Você escolhe como deseja realizar seus tratamentos - presencial ou através da sessões online.

CURA PELO HÁBITO
Cursos e Materiais de Apoio

Transforme hábitos ruins em hábitos que irão te beneficiar para o resto da sua vida!