Para que serve Acupuntura?

Você sabe para que serve a Acupuntura?

Você sabe para que serve a Acupuntura? A acupuntura é uma técnica milenar que é usada para tratamentos medicinais e que no Brasil vem sendo adotada como uma prática complementar aos tratamentos convencionais.

A técnica consiste na utilização de agulhas para tratar doenças e promover o bem-estar e saúde. Quando corretamente usada a acupuntura é capaz de tratar problemas físicos e emocionais, garantindo a melhora de diversos aspectos da saúde.

O que acontece com a inserção de agulhas pelo corpo é que elas estimulam os tecidos e isso envia mensagens ao cérebro desencadeando reações que são benéficas para a melhora da saúde.

Cuidado na Escolha do Profissional
Apesar de existirem diversos estudos que comprovam cientificamente a eficácia do tratamento de saúde realizado apenas com a acupuntura, no Brasil só é recomendado que essa técnica seja usada como uma terapia complementar, independente da doença que se tenta tratar.

Além disso, o cuidado na escolha do profissional que irá cuidar do seu tratamento com acupuntura é extremamente importante.

A Anvisa padroniza normas que devem ser seguidas pelo profissional acupunturista para que o paciente tenha de fato o tratamento adequado e as agulhas usadas na acupuntura sejam descartáveis.

Esse material deve ser essencialmente descartável uma vez que a reutilização de agulhas oferece o risco de contaminação entre um paciente e outro.

Doenças como hepatite e meningite podem ser passadas de um paciente para o outro caso a agulha não seja devidamente descartável, vale lembrar também que é preciso escolher um ambiente corretamente limpo para a realização da sessão de acupuntura ser um tratamento sério e eficaz.


 

Possíveis tratamentos com Acupuntura

A acupuntura é uma técnica que pode ser usada para realizar o tratamento de diferentes doenças, entre elas:

• Alívio de dor na boca, após extração de dentes ou problemas que ocasionem dor na região;
• Tratamento de doenças respiratórias, como asma, renite, sinusite, bronquite e até mesmo resfriados e gripes;
• Tratamento de questões neurológicas, como o caso de quem sofre com crises de enxaqueca, o tratamento pode evitar o aparecimento de crises bem como atenua as dores durante o processo de tratamento;
• Problemas gastrointestinais, pessoas que têm úlcera, gastrite, refluxo e até mesmo problemas como diarreias frequentes podem ser tratadas com a acupuntura;
• Questões ortopédicas, como artrite reumatoide, lombalgia e dor ciática podem ser tratadas com a acupuntura que irá promover alívio das dores já nas primeiras sessões e com a grande vantagem de não possuir efeitos colaterais como os remédios fazem;
• Tratamento para TPM, promovendo o alívio de cólicas menstruais, diminuição do inchaço e também alívio do mal humor que é comum nessa fase;
• Tratamento de distúrbios do sono, quem sofre com insônia geralmente relata dormir melhor já após a primeira sessão;
• Tratamento de problemas metabólicos, como a diabetes ajudando que o paciente tenha os níveis de glicemia melhor controlados;

Quem pode se beneficiar da Acupuntura?

Um dos grandes benefícios da acupuntura é que as sessões não oferecem efeitos colaterais como ocorre no uso de medicamentos que visam atingir os mesmos resultados que essa técnica.

Justamente por ser um tratamento natural a acupuntura é indicada para pessoas de todas as idades e até mesmo para aqueles que não possuem nenhuma doença diagnosticada.

O que acontece é que a sessão de acupuntura tem como objetivo estimular o equilíbrio da energia vital de cada paciente e é justamente essa promoção de equilíbrio que garante as melhorias de saúde e sensação de bem-estar.

E isso faz com que todas as pessoas que se submetem a sessões de acupuntura possam usufruir de benefícios do tratamento.

Até mesmo pessoas que sofrem com o pânico de agulhas podem se beneficiar em sessões de acupuntura uma vez que passarão a associar a agulha ao bem-estar proporcionado pela técnica, além de outros fatores que o profissional irá manipular para que o medo das agulhas passe a não existir mais.

Acupuntura para Emagrecer

Outro fator que é pouco conhecido por parte da população é que as sessões de acupuntura são excelentes aliadas de quem deseja emagrecer de forma saudável.

A acupuntura é uma técnica que não trata apenas o foco do problema de saúde, mas que visa equilibrar a saúde da pessoa de forma geral.

Por esse motivo, além de promover estímulos para que os órgãos passem a funcionar em sua melhor capacidade visando a queima de gordura, a acupuntura também é capaz de atuar no tratamento da ansiedade.

E mesmo que sem saber ou perceber, muitos pacientes acabam comendo a mais devido a ansiedade que não foi diagnosticada e tratada.

No entanto, nas sessões o tratamento de ansiedade será feito e o paciente passará a comer menos calorias sem sequer perceber ou sentir fome.

Agora que você já conhece a acupuntura e sabe que ela poderá beneficiar a sua saúde sob diversos aspectos, que tal marcar uma sessão para experimentar o que esse tratamento pode fazer por você?

Já parou para pensar que você pode se ver livre das dores sem medicamentos ou cirurgia?

Confira os artigos publicados em nosso Blog!

Oki Acupuntura

Oki Acupuntura

Clínica fundada em 2015 por Rafael Ferreira Pinto, especialista em Terapias Integrativas. Através da Acupuntura, Thetahealing, Germânica Heilkunde, Constelação Familiar, ajudamos a equilibrar o sistema fisiológico das pessoas promovendo mais saúde.

LOCAIS EM SÃO PAULO:


JARDINS

R. Gumercindo Saraiva, 10, Casa 3

ITAIM BIBI

R. Tapabuã, 888, 7º Andar, Cjs 75-78

contato@okiacupuntura.com.br

Sessões Online / Presencial
Você escolhe como deseja realizar seus tratamentos - presencial ou através da sessões online.

CURA PELO HÁBITO
Cursos e Materiais de Apoio

Transforme hábitos ruins em hábitos que irão te beneficiar para o resto da sua vida!